
Vender mais é aumentar o Volume!
Só existem 4 maneiras de aumentar o faturamento de uma empresa:
1. Aumentando o preço dos produtos. Quem consegue neste mercado cada vez mais competitivo?
2. Aumentado a linha de produtos ou serviços. Isso significa investimentos em desenvolvimento de produtos, estoques, marketing para divulgação, entre outros.
3. Aumentando o número de clientes. Isso significa mais lojas (pontos de distribuição) no caso do varejo ou troca de ponto (um lugar mais movimentado por exemplo para atrair mais pessoas) e significa mais prospecção no caso de vendedores.
4. Aumentando a taxa de conversão. De todos os clientes (ou potenciais clientes) que entram na sua loja ou conversam com seus vendedores, quantos realmente compram?
Uma quinta opção é fazer um pouco de cada uma destas opções, claro.
Qual delas é mais fácil, rápido e barato fazer?
Na ponta do lápis todo empreendedor ou gestor sabe que são as opções 3 e 4.
Suponha que hoje você fala com 10 potenciais clientes, 1 deles compra (conversão de 10%). Se você falar com 20, 2 vão comprar, suas vendas aumentaram em 100%.
E se você continuar falando com 10 clientes mas melhorar a conversão para 2 vendas, suas vendas também aumentam em 100%.
E se você conseguir as 2 coisas? Falar com 20 clientes e sua taxa de conversão for 20% (duas compras a cada 10 conversas), uauuuuu, suas vendas quadruplicam!!!!
Pois é, se é assim por que todo mundo não faz isso? O quê falta?
Falta uma equipe de vendas preparada, afiada, profissional, com objetivos, metas e ferramentas de vendas claras.
Falta compreender bem o negócio, onde estão as alavancas que possibilitam falar com mais clientes e como melhorar a taxa de conversão.
Falta entender onde estão as principais objeções e como superá-las.
Falta entender as motivos de compra e razões e necessidades na tomada de decisão dos clientes.
Falta um marketing alinhado com as demandas que ajudam os vendedores atraindo e “aquecendo”os clientes.
Falta atitude de prospecção da empresa e certamente dos vendedores.
Com conhecimento e trabalho todos este itens podem ser tratados e melhorados, mas em geral por falta de tempo, correria do dia a dia, priorizações, pressões e tudo o mais que nos “afoga”, a atenção a isso fica de lado.
Aumentar o volume em Prospecção e Conversão,os 2 pilares para aumentar as vendas sem tanto investimento e risco!
Fácil assim! 🙂