Mais que Vendedor

Vendedor é muito mais do que Vendedor!

Vendedor é muito mais do que Vendedor!

Embora todas as ações do Marketing especialmente a propaganda tenham atraído, e cada vez mais, a atenção para o consumo, a venda pessoal, a atividade diária do vendedor é a parte mais importante no processo de concluir uma venda para a grande maioria das empresas.

E o quê se espera de um vendedor? Que ele venda, claro.

Mas um vendedor, para a sociedade, para a empresa e para o cliente é muito mais do que alguém que operacionaliza a compra e venda de produtos ou serviços.

Vendedores desempenham papel fundamental na manutenção do estímulo econômico, em economias cada vez mais instáveis, com ênfase em competição global (olha quanto produto da china ai…), clientes cada vez mais exigentes e concorrência mais e mais acirrada, é o vendedor que faz a diferença em manter empresas e a economia em crescimento.

 

Vendedores também tem uma função determinante na difusão da inovação, são eles que apresentam novas ideias e soluções a clientes, indústrias e setores, a partir da confiança que conquistam passam a ser a fonte de informação mais importante para a adoção de novas ideias.

 

 

Para as empresas a força comercial é (ou deveria ser, muita empresa não se percebe disso) fonte riquíssima de informação de mercado, feedback de clientes (sobre qualidade de produtos, serviços de entrega, faturamento, cobrança e até sobre concorrência) que com um programa simples de coleta e tratamento destas informações a empresa pode orientar suas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos, produção, serviços e frequentemente a alta gestão sobre movimentos de mercado.

Dar ouvidos aos vendedores é dar ouvidos ao futuro.

Por fim, vendedores tem sido cada vez mais, excelentes opções para posições de gestão dentro das empresas. Se unirmos os conhecimentos de produto e mercados, com habilidades e conhecimentos em gestão, as empresas sabem que terão cada vez mais facilidade em se orientar ao cliente, estratégia cada vez mais fundamental neste mundo econômico super competitivo.

You may also like