Vendedor Endividado

Vendedor bom é vendedor endividado?

O mundo das vendas é um mundo com muitos folclores, muitas vezes lembra o mundo da pescaria, cheio de histórias impressionantes, por vezes fantasiosas, engraçadas sem dúvida.

Muitos vendedores e gestores de áreas comerciais tem suas crenças, superstições e certamente suas histórias para contar. Aquela venda extraordinária ou aquela prática que sempre dá certo.

Uma vez trabalhei com um diretor comercial, pessoa muito bem formada e informada, muito orientado para resultados e sempre preocupado em ter um time estimulado.

Uma das suas teorias era de que vendedores sempre precisavam ter dívidas, o financiamento de um carro novo, um apartamento, um computador pessoal, qualquer coisa. A ideia básica é que o vendedor endividado vai correr mais atrás de bater suas metas para garantir o comissionamento e prêmios.

Faz sentido?

Sentido faz. Boa parte do perfil de quem atua na área de vendas é a motivação por desafios. Vendedores precisam ser desafiados, precisam de razões para se superar, grande parte é competitiva e competidores natos tem a necessidade de mostrar suas conquistas, seus troféus, suas vitórias.

Isso muitas vezes é traduzido como o carro novo, o celular novo, aquela viagem com a patroa que é contada em detalhes, como um pescador que conta suas desventuras e glórias da sua última viagem de pesca.

Este diretor acreditava tanto nisso que sempre incentiva e provocava seus vendedores a assumirem dívidas numa tentativa de sempre mantê-los correndo atrás de mais e mais negócios. E não cansava de falar: – Vendedor bom é vendedor endividado!

Talvez este método de estimular o endividamento das pessoas possa ser arriscado, beirando a inconsequência de algum vendedor desavisado assumir compromissos além das suas capacidades, gerando problemas que em vez de ajudar vão é piorar seu desempenho profissional.

Mas a lição que fica aqui é que vendedores precisam sim de desafios, precisam sim de uma pitada de competição, precisam sim ter pelo que sonhar, precisam sim almejar conquistas, precisam de suas histórias para contar.

Muitas empresas esquecem isso ou não dão muita importância. Muitos gestores comerciais não fazem muito para desafiar suas equipes e recompensá-las de acordo, claro.

É preciso lembrar que vendedores, em muitos aspectos são como esportistas, precisam de desafios, precisam aquele estímulo a mais para alcançar aquele resultado a mais.

Vendedor bom é vendedor desafiado!

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