Missão Visão Valores

Um negócio que só cria dinheiro é um negócio pobre!

Em função de minha atividade na busca e prospecção de novos mercados e novos negócios, frequentemente faço visitas a vários tipos de clientes em todo o Brasil. Dos grandes aos médios, passando pelos pequenos e micros. Nesta jornada, percebi que, há cerca de 10 anos, muitas dessas empresas criaram suas visões, missões e valores, e ainda boa parte delas comunica isso nas paredes de suas salas de reunião ou halls de entrada.

A sensação quando se entra nesses ambientes é muito agradável, visto que é uma mensagem não só aos visitantes, mas aos funcionários que transitam todos os dias, às vezes em vários momentos do dia. Percebo um tom até romântico nessas “falas”.

Contudo, em algumas ocasiões, apenas por curiosidade, pergunto aos colaboradores que passam: “qual a missão de sua empresa?” A maioria não consegue responder sem olhar.

Claro que missão, visão e valores servem para nortear as ações das organizações e são fundamentais na gestão dos negócios. Por vezes, a missão não está escrita em nenhum lugar, contudo a cultura da empresa contempla as melhores práticas, proporciona experiências de compra agradáveis aos clientes e ambientes saudáveis que tornam os colaboradores felizes – consequentemente gerando empresas de sucesso.

Mas o sucesso é ‘apenas’ o valor de Ebtida? O sucesso é medido pelo preço dos papéis na bolsa? O sucesso representa o “PPR” que se ganha todo o ano?

Você, leitor, consegue perceber onde cada um dos colaboradores contribui para o “trabalho/receitas” cada vez mais exigidas? Será que contribuir com ações ligadas à sua missão, visão e valores pode proporcionar ainda mais satisfação aos clientes?

Fica aqui uma mensagem do grande líder e empreendedor Henry Ford: “Um negócio que só cria dinheiro é um negócio pobre”.

You may also like