Concorrência Falando Mal Fofoca

Um concorrente está falando mal da minha empresa. O que fazer?

Esta é uma situação que infelizmente é mais comum do que deveria ser.

Vendedores despreparados, que não conhecem ou não acreditam em seus produtos usam do expediente de falar mal da concorrência na esperança do cliente se assustar e fechar negócios com eles.

Não dá para simplesmente ignorar isso. É preciso bloquear esta ação.

As melhores dicas para fazer algo a respeito são:

  • Nunca começar a também falar mal do concorrente. O cliente não pode ficar com a dúvida de quem está certo.
  • Procurar entender exatamente o que o concorrente está falando, pensar nisso como se fosse uma objeção formulada por um cliente.
  • Procurar os clientes que sabidamente ouviram o concorrente e falar: “Olha, estamos sabendo que o concorrente disso isso e aquilo, estou te procurando para você, que já nos conhece, saber que a verdade sobre nossa empresa (ou produto) é essa e essa”.
  • O cliente pode não falar que ouviu do concorrente, mas abordar o tema com você durante uma venda. Então esteja preparado para tratar isso como uma objeção.
  • Informe seu gestor e sua empresa sobre o que está acontecendo e compartilhe como pretende responder ao tema.
  • Verifique se algum material da empresa de alguma forma dá brechas para a concorrência usar como “evidência” e procure com o pessoal do marketing como mudar isso.

Com o mercado cada vez mais acirrado e profissionais despreparados vendendo é cada vez mais comum atitudes desesperadas para fechar uma venda, mas quem se mantém perante o mercado com práticas e condutas profissionais sempre será lembrado e melhor reconhecido pelos clientes.

 

You may also like