Atitude quando Perder Venda

Que atitude você tem quando perde uma venda?

A maioria dos vendedores quando perder uma venda, 95% deles na minha experiência e pesquisas informais em palestras e treinamentos, sempre arranjam um culpado para vendas perdidas, em geral os grandes culpados são:

  • O produto da empresa não atendeu;
  • O preço não está adequado, ou o preço da concorrência é melhor;
  • O cliente não entendeu direito (?!);
  • O cliente não queria comprar (mas depois comprou de outro);
  • A crise tá brava;
  • A concorrência tá ainda mais brava.

É muito difícil encontrar um vendedor que diga que uma venda não foi concluída por que ele errou em alguma parte do processo de venda. Não qualificou direito o cliente, não levantou bem as necessidades, não fez uma boa proposta, não vez uma boa apresentação de proposta de valor, não negociou bem, não soube superar direito as objeções ou não soube fechar a venda. Teve pressa, atropelou alguma etapa, não leu direito o estilo do cliente, etc.

Vendas são perdidas todos os dias, por várias razões. Mas se o vendedor não entender e não aceitar que parte das vendas são perdidas simplesmente por que ele não conduziu o processo direito, não há como melhorar.

 

O primeiro passo para melhorar é realmente saber que estou falhando em alguma coisa, entender os motivos e buscar soluções.

 

A melhorar maneira de lidar e aprender com uma venda perdida é perguntar a si mesmo:

– Independentemente das razões do produto, empresa, preço, concorrência, o que eu poderia ter feito melhor nesta venda?

Os melhores vendedores se perguntam isso todos os dias, se perguntam isso até para as vendas realizadas e bem sucedidas.

Não tente simplesmente esquecer vendas perdidas ou achar os culpados de sempre, como profissional de vendas faça o exercício de entender onde poderia ter feito melhor.

Esta venda perdida foi e muitas outras virão, sucesso em vendas é garantir que as vendas perdidas são bem menores que as conquistadas e a melhor maneira de melhorar nisso é descobrindo sempre onde eu falhei na condução da venda.

Todos profissionais cometem erros, os melhores aprendem com estes erros.

You may also like