Importância pós Vendas

Pós – Não – Vendas

A importância do pós – não – Vendas

 

Muitas empresas vêm fazendo ações de pós-vendas. Certamente elas fidelizam e causam uma sensação agradável aos já clientes, pois mesmo depois de ter comprado, os fornecedores dos produtos ou serviços se propõe a interpretar este cliente e saber a respeito de  sua satisfação quanto a experiência de compra.

Algumas montadoras, para citar apenas o mercado automotivo, proporcionam bônus e vantagens aos concessionários que conseguirem atingir uma “nota” positiva do cliente. Num ranking anual recebem viagens, descontos ou vantagens da fábrica.

Mas, e o pós – não – vendas? Por que o cliente entrou e não comprou? Ele ficou bastante tempo navegando em seu site, ou cerca de cinco minutos com a atendente do call center  ou ainda visitou a loja por um tempo razoável e não comprou nada. Por quê?

Essas  informação super importantes são as respostas sobre o que é o  pós – não – vendas! Por que alguém se interessa por seu produto ou serviço e não leva?  Será que foi o atendimento? Será que não existia o produto a pronta entrega? A cor que ele queria acabou? Ele não gostou do atendimento ou do prazo de entrega/pagamento?

Tive uma experiência muito positiva e reveladora implantando um departamento de pós – não – vendas numa concessionária autorizada de veículos japoneses.  O processo funcionava com uma ligação com cerca de 30 minutos após a saída do cliente de uma das concessionárias daquele grupo, com perguntas tais como: – Como o senhor percebeu o nosso atendimento? O que faltou para a senhora formalizar a compra? Avaliaram seu veículo usado adequadamente?

Tivemos respostas surpreendentemente simples. Todos gostavam de receber as ligações? A imensa maioria sim! E o melhor é que resgatamos clientes que já estavam em outras concessionárias concorrentes e os trouxemos para fazer negócio conosco!

E você, o que faz com clientes que entram em sua loja e não compram?  Desejo que seu pós – não – vendas seja cada vez mais eficaz!!

Boas vendas!

 

 

 

You may also like