Otimismo em Vendas

Otimismo em Vendas!

Todo vendedor é um otimista!

E precisa ser, precisa acreditar que as vendas acontecerão, que os clientes estão mais dispostos a comprar do que nunca, que aqueles pedidos que estão há tempos em “banho maria” serão, finalmente, aprovados.

O otimismo é a atitude principal do vendedor, é a atitude que impulsiona o vendedor a acreditar e partir para mais um dia de ligações, contatos, atendimentos, prospecção, negociações e vendas.

É o otimismo que faz o vendedor esquecer os “nãos” que recebeu no dia anterior, virar a página e seguir em frente.

 

Mas há um perigo no excesso de otimismo. O perigo da acomodação.

 

Um otimismo desmedido de que tudo vai dar certo, de que todos os pedidos serão convertidos, de que o cliente “está na mão”, de que o ano “será fácil”, pode baixar a disciplina do vendedor e inevitavelmente, mesmo que quase tudo dê certo, menos vendas vão acontecer do que poderiam.

Portanto o gestor de vendas precisa manter o equilíbrio da balança, precisa promover sim o otimismo da equipe, que gera a energia para buscar os resultados e precisa ao mesmo tempo cobrar a disciplina diária de buscar mais contatos e oportunidades de negócio para que o otimismo exagerado não acomode ninguém.

É a famosa frase; “Esperar pelo melhor, trabalhar pelo pior”.

Com muito otimismo e muita disciplina para mais um ligação, vamos às vendas!

 

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