Meta a Qualquer Custo

Metas sim, mas não a qualquer custo!

Todo vendedor quer bater meta. Metas em geral estão associadas a prêmios ou comissões extras então quanto mais vendas melhor, quanto mais vendas mais o vendedor ganha.

Isso adicionado ao próprio espírito competitivo de quem trabalha com vendas e pronto, temos a combinação certa, como diz o ditado “quando a fome encontra a vontade de comer”.

E isso é bom, a empresa ganha, os vendedores ganham e a equipe está sempre estimulada a fazer cada vez melhor.

Mas toda moeda tem dois lados, e o cuidado que a empresa e os gestores comerciais tem que ter é monitorar para que a busca de bater meta não esteja sendo feita a qualquer custo.

O instinto do vendedor pode fazê-lo cometer vendas ruins em busca da meta: vendas com margens ruins, promessas demais para o cliente, concessões demais, avançar em território de outros vendedores, criar muitos conflitos internos, etc.

Atitudes que podem prejudicar o time, a empresa e até a relação com os clientes no médio e longo prazo.

Então este é o recado, estimular com metas e premiações sim, cuidar para que ninguém atropele todas as regras também.

No “jogo de metas” saudável todos tem que sair ganhando, principalmente o cliente, a empresa, o mercado e depois o vendedor.

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