Investindo Tempo Vendas

Investindo sabiamente no tempo em vendas!

Quando as vendas acontecem? Quando o vendedor está em contato direto com o cliente, é nesta hora que o pedido é assinado.

Se é nesta hora que as vendas acontecem quanto tempo você, como gestor comercial, dono de empresa ou vendedor, gostaria de estar presente, em contato, junto com clientes?

A maioria responderia 100% do tempo, ou perto disso, claro.

Pois uma extensa pesquisa do instituto CSO Insights, fresquinha, feita agora em 2012, revela que em média os vendedores externos ficam apenas em torno de 40% de seu tempo diretamente com os clientes, pessoalmente ou por telefone.

A maior parte do tempo, 60% dele, é destinado a cuidar de rotinas administrativas (13%), viagens&treinamentos (12%), feiras/eventos/reuniões/novos negócios (20%), cuidados de pós-vendas, entregas e tratamento de reclamações (15%), todos dados aproximados.

Se 10% a mais de tempo junto com os clientes resultarem, digamos, em 5% a mais de vendas (uma taxa de sucesso de 50%), já valeria a pena tirar atividades dos vendedores e conseguir estes 10% de tempo extra para eles, certamente!

Faça uma pesquisa informal com seu pessoal, veja como eles estão usando o tempo (certamente vão aparecer muitas reclamações, mas também oportunidades) e faça um trabalho conjunto com outras áreas da empresa para liberar mais tempo para as vendas, vale a pena.

Também é importante uma boa orientação aos vendedores quanto ao uso do tempo, como a empresa espera que eles priorizem as coisas e organizem suas agendas para planejamento, prospecção, vendas e relacionamento com os clientes.

Um bom treinamento também ajuda muito.

É isso, espero que o tempo investido nesta leitura traga muitos resultados de vendas para você!

 

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