De Vendedor a Gerente

De Vendedor a Gerente de Vendas

Mesmo para os melhores vendedores se tornar um gerente de vendas pode ser uma transição difícil.

Muitos novos desafios aparecem quando você precisa atingir resultados pelos outros, sem depender mais apenas do seu trabalho solitário.

Muitos novos gerentes demoram para conseguir ter um bom desempenho na sua nova atividade por que não dão atenção a 4 pontos importantes:

1) Vendedores não são todos iguais: como gerente você precisa primeiro aceitar e depois conseguir trabalhar com pessoas diferentes de você, e que conseguem atingir resultados de forma diferente também. O erro mais comum é tentar fazer todos agirem da sua maneira ou valorizar apenas quem é “igual” a você.

2) Você acrescenta e cria valor de outra forma: não é sair fazendo visitas em conjunto e vendendo junto onde você mais acrescenta, isso seu vendedor deveria fazer sozinho. Você acrescenta quando você traz novos caminhos, antecipa problemas, apresenta novas maneiras de olhar o cliente, o produto e o setor. É quando você serve muito mais de luz (que ilumina) mais do que de poste (que apoia).

3) Não esquecer do contato direto: muitos novos gerentes fazem o contrário, acham que não precisam mais estar no campo, querem resolver tudo de sua sala. O bom gerente continua indo a campo, conhecendo os problemas de perto, apertando a mão de clientes e ouvindo seus problemas.

4) Invista no que os vendedores não investem: em geral vendedores não querem “perder” tempo com planejamento, organização e prospecção de novos clientes ou oportunidades. Como gerente você tem grandes contribuições a fazer nesta área, para o time, para a empresa e para os resultados. Crie métodos e práticas e mantenha a disciplina para estas 3 importantes atividades não ficarem largadas.

De ótimo vendedor a ótimo gestor de vendas a grande diferença está em pensar mais nos outros do que em si mesmo. Pensar no que a equipe precisa para desempenhar melhor, pensar em como os clientes podem ser melhor atendidos, pensar no que a concorrência ou outras empresas fazem melhor e podemos utilizar e pensar na empresa, seus produtos e novas oportunidades.

 

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