
Como as Vendas podem impactar na Inovação.
A principal atividade do vendedor é vender, gerar negócios, ninguém tem dúvida disso.
Mas o fato do vendedor estar em contato constante com os clientes, escutando suas necessidades, respondendo suas objeções, percebendo como ele compara opções de compra e concorrentes, coloca a atividade de vendas como uma fonte riquíssima de informações para gerar inovação.
Poucas empresas percebem isso, e ainda menos delas estruturam um canal de comunicação exclusivo para incentivar, estruturar e captar sugestões de inovação das áreas comerciais.
É um erro enorme que as empresas cometem.
Em geral há muito vendedor frustrado em observar os movimentos de mudança no mercado, o cliente falando e falando o que precisar de inovação e o vendedor não ter meios eficientes de levar isso de volta para a empresa.
E quando faz um esforço extra para tentar repassar isso para as áreas responsáveis ou para a direção da empresa muitas vezes é ignorado.
Vendedores tem em seu DNA o espírito empreendedor, estão sempre atentos aos movimentos, aos clientes, ao mercado, aos concorrentes.
Criar um mecanismo e alguns incentivos (não necessariamente financeiros) para que os vendedores possam trazer o que está acontecendo, as tendências, as percepções dos clientes, é fácil e traz resultados enormes.
Vendedores farão isso de bom grado, vão se sentir estimulados e ainda vão melhorar as vendas por que este processo ensina muito como tratar objeções, conhecer melhor os produtos, a empresa , a concorrência e, principalmente, os clientes.