Inovações nas Vendas

Como as Vendas podem impactar na Inovação.

A principal atividade do vendedor é vender, gerar negócios, ninguém tem dúvida disso.

Mas o fato do vendedor estar em contato constante com os clientes, escutando suas necessidades, respondendo suas objeções, percebendo como ele compara opções de compra e concorrentes, coloca a atividade de vendas como uma fonte riquíssima de informações para gerar inovação.

Poucas empresas percebem isso, e ainda menos delas estruturam um canal de comunicação exclusivo para incentivar, estruturar e captar sugestões de inovação das áreas comerciais.

É um erro enorme que as empresas cometem.

Em geral há muito vendedor frustrado em observar os movimentos de mudança no mercado, o cliente falando e falando o que precisar de inovação e o vendedor não ter meios eficientes de levar isso de volta para a empresa.

E quando faz um esforço extra para tentar repassar isso para as áreas responsáveis ou para a direção da empresa muitas vezes é ignorado.

 

Vendedores tem em seu DNA o espírito empreendedor, estão sempre atentos aos movimentos, aos clientes, ao mercado, aos concorrentes.

 

Criar um mecanismo e alguns incentivos (não necessariamente financeiros) para que os vendedores possam trazer o que está acontecendo, as tendências, as percepções dos clientes, é fácil e traz resultados enormes.

Vendedores farão isso de bom grado, vão se sentir estimulados e ainda vão melhorar as vendas por que este processo ensina muito como tratar objeções, conhecer melhor os produtos, a empresa , a concorrência e, principalmente, os clientes.

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