Alvo no Cliente

Com um pé no cliente!

Muitas vezes não é fácil conseguir a abertura para uma primeira visita no cliente.

Abrir uma nova porta, fazer uma “cold call” (ligação fria), para um potencial mas desconhecido cliente talvez seja a atividade mais difícil nas vendas.

A criatividade e desprendimento necessário para fazer isso com sucesso é o que separa vendedores extraordinários de vendedores comuns. Todo bom vendedor tem uma boa história para contar de como conseguiu aquela super primeira visita em um cliente.

Outro dia escutei uma das melhores que transcrevo aqui:

O vendedor tentava há muito tempo uma agenda para uma conversa pessoal com um grande potencial cliente, precisa falar com o diretor geral da empresa, profissional sempre muito ocupado e apesar da atenção da secretária as conversas eram sempre adiadas.

O vendedor teve então a maravilhosa ideia de descobrir o número de calçado do diretor, comprar um par de sandálias  e enviar apenas 1 (um) pé numa embalagem muito elegante com o seguinte cartão: “Caro Fulano, tenho tentado colocar um pé na sua empresa para uma conversa pessoal quando terei a oportunidade de mostrar como nossas soluções farão a diferença para o seus resultados. Agora que consegui botar um pé espero que você me dê a oportunidade de colocar o segundo! Muito Grato”

É claro que na mesma hora o diretor ligou, sorrindo com a brincadeira, achando original e corajosa a abordagem e agendando, finalmente, uma conversa.

O vendedor atingiu seu objetivo, sua iniciativa gerou uma empatia forte com o cliente potencial, fizeram negócios e são amigos até hoje.

Criatividade, coragem, iniciativa, sutileza para provocar o cliente e descontração. Essas são as atitudes que funcionam muito bem nas vendas.

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