Habilidades Sucesso Vendas

As novas habilidades para o sucesso em vendas!

Num artigo recente sobre o tema na prestigiosa Harvard Business Review os autores alertam para as exigências cada vez maiores de habilidades necessários para o sucesso em vendas.

Vale resumir aqui o que eles relatam como estas 4 novas habilidades:

 

Comerciais: ter mais conhecimentos sobre clientes e sobre finanças, a partir deste conhecimento entender e ajudar o cliente em atingir seus resultados. Saber o que faz diferença nas vendas, custos e despesas do cliente.

Relacionais: Saber se relacionar nos vários níveis da empresa do cliente (e na sua também), do porteiro ao dono, do analista ao diretor. E saber, fundamentalmente, criar confiança em todos os níveis.

Gerenciais: Apesar das vendas serem um trabalho em geral solitário, o novo vendedor tem que ter também habilidades gerenciais, principalmente: coordenar atividades entre várias áreas (da sua empresa e do cliente), ter altos padrões éticos e integridade moral, abertura para mudanças e muita adaptabilidade, e ainda, muita capacidade de influência.

Cognitivas: capacidade de resolver problemas de formas diferentes, habilidade de identificar oportunidades, capacidade de trabalhar sob pressão, resistência mental e resiliência (lidar com problemas, superar obstáculos, resistir à situações adversas).

 

Os mercados ficam mais acirrados, as competências exigidas para o sucesso em vendas ficam maiores. Isso é bom, espaço para quem gosta de aprender.

 

You may also like