Atração Contratação Desenvolvimento Retenção Demissão

Cinco Premissas do RH

Com os trabalhos de consultoria & mentoring de vendas, demandados pela Vendas3i,  andamos por todo o Brasil capacitando e treinando equipes de vendas e percebemos algo comum, em algumas empresas. A falta de políticas consistentes do departamento de Recursos Humanos. Note que  muitas dessas  empresas apenas contrata e demite. E diz: – Não tem gente comprometida no mercado! No ultimo semestre já trocamos mais de 10 colaboradores.

É curioso isso! As pessoas são o coração das organizações, ou deveriam ser, e quando encontramos empresas com políticas de RH mais bem desenvolvidas, propondo capacitação, oferecendo treinamentos, compartilhando sua cultura e políticas organizacionais, investindo tempo em ambientação e com um olhar voltado ao ser humano, o atendimento proporcionado é encantador e  o sucesso desta organização é apenas uma consequência.

As cinco premissas do RH são: atração, contratação, desenvolvimento, retenção e demissão. Grande parte das empresas, pequenas e médias, apenas contrata e demite. O interessante é o que escutamos: – na entrevista o fulano disse que entregaria e faria de tudo! Quando é feita a clássica pergunta ao candidato:  – Quais são seus principais defeitos? Ele diz: – Sou perfeccionista e um pouco ansioso! Rsrsrrsrs – ideal para departamento de vendas, pensa o gestor!

Perceba que contratamos pelo currículo e pela entrevista e demitimos por falta de atitude e de comprometimento. Mas se a demissão ocorre por falta de entrega, por que então não contratamos pela atitude? Atitude é algo muito mais difícil de desenvolver, requer muito tempo e esforço.

Competências tais como habilidade e conhecimento, podem ser desenvolvidas. Como treinador noto que quando faço ligações no telefone viva voz pra todos escutrem ou ainda dou exemplos de atendimento ao cliente no call center,  loja ou chat,  impulsionamos a aprendizagem em cerca de 50% e despertamos nas pessoas a vontade de realizar e se superar! Entretanto já dizia o velho CHA:

 

Conhecimento, Habilidade e Atitude; conhecimento é saber fazer, habilidade é poder  fazer e atitude é querer fazer. Você pode não saber fazer ou não conseguir fazer, mas se houver treinamento,  consegue. Por outro lado você pode saber fazer e poder fazer,  mas se não quiser fazer, nada acontecerá.

 

Por isso ferramentas tais como DISC, Caliper, PDA entre outros, são bem importantes. Mas experimente sair a campo com seu radar ligado percebendo, seja em supermercados, lojas de shopping e outros varejos, quem tem sorriso nos olhos,  quem trabalha sábado e domingo, quem está sempre pronto pra atendê-lo e Você vai perceber que atrair esse tipo de colaborador ao seu negócio, certamente trará ainda mais assertividade que os caros e por vezes ineficientes anúncios de jornais em classificados ou aquelas plaquinhas de estamos contratando.

Quando trabalhávamos no programa QMA  da BMW, tropicalizando-o para a implantação na rede de concessionários BMW do Brasil, a cerca de 10 anos atrás, fomos garimpar uma vendedora de roupas numa loja de shopping, chamada Cris,  que foi durante vários anos a campeã de vendas desses automóveis alemães,  ganhando muitos prêmios e uma viagem para conhecer a fábrica da BMW em Munique – Alemanha.

Pra fechar a minha fala, apenas como uma provocação, desenvolva políticas de RH bem estruturadas, que são fundamentais e geram um retorno sensacional pro seu negócio! Invista sua energia, seu tempo e seu dinheiro neste projeto e Você certamente terá um retorno garantido! Já dizia Walt Disney: “As coisas mais importantes da vida, não são coisas!”

Visite: www.vendas3i.com.br

You may also like