Ciência nas Vendas

Ciência nas Vendas

No Brasil a gente não faz muita conta, pesquisa ou planejamento.

A gente gosta mesmo é de “sair fazendo”, no improviso e na criatividade a gente vai ajeitando as coisas… Não é mesmo?

O problema disso é demorar muito para ajeitar e acertar o ponto. Em mercados competitivos cada vez teremos menos tempo para tentar, errar, corrigir e acertar.

Em geral, se pararmos para coletar e analisar as informações que já temos e produzimos ao longo do tempo nas nossas empresas, já teremos muita coisa boa nas mãos para corrigir rumos de forma rápida, assertiva e, melhor de tudo, lucrativa!

Americanos gostam muito mais deste exercício analítico, quem está certo? Bom, é só ver a quantidade de multinacionais que eles tem e a gente não.

Atualizando então alguns números recentes sobre vendas, num estudo feito pela Insidesales.com com pesquisadores do MIT (foram 3 anos, 15.000 clientes pesquisados em 100.000 chamadas):

 

  1. Os melhores dias para entrar em contato com potenciais clientes são quarta e quinta-feira. Isso aumenta a chance de ser atendido em 49%!

  2. Os melhores horários são entre 08:30 e 09:30 da manhã e ainda melhor entre 16:00 e 17:00. Isso aumenta em 164% a receptividade!

  3. Se um cliente entrou em contato, quanto mais rápido ele tiver um retorno da área comercial, maiores as chances de fechar negócio. Aumenta em 400% se o retorno for feito dentro de 10 minutos.

  4. Mais de 90% das vendas acontecem depois da 6a insistência ou contato.

  5. Mas apenas 5% dos vendedores persistem até o 6o contato, 95% desistem antes disso.

Você pode continuar tentando e ajustando, mas não custa dar uma chance para os números de vez em quando.

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