Vendas WhatsApp Skype margens menores

As Vendas por WhatsApp e Skype tem margens menores. Será?

Vivemos mudanças gigantescas na forma de se comunicar. Apenas pra constar, faço parte da geração que utilizava o Telex para enviar e receber mensagens. Depois, mas ainda na década de 80, criaram o Fax e empresas que o possuíam eram consideradas muito modernas. Fax já foi sinal de status. rsrsr E então e-mails . . ….

Trabalhando com Capacitação e Mentoring de Vendas em empresas que atuam em todo o Brasil, e vendem nacionalmente, percebe-se nesses call centers, um movimento “sem volta” que são o envio de cotações ou orçamentos transmitidas por Whatsapp ou Skype. Claro que essas ferramentas geram velocidade, muita mobilidade & agilidade e são fundamentais nessa nossa correria máxima do dia à dia. Entretanto elas podem causar um viés um tanto desconfortável.

Se Você se apoiar na fala do “General Sun Tzu”, do livro a Arte da Guerra, a milhares de anos atrás, Ele afirmou: “Se Você conhece o ‘inimigo’ e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se Você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota, entretanto se Você não conhece a si mesmo nem ao inimigo, perderá todas as batalhas.”

A perguntinha mágica: – Se vender é um processo, e como tal, precisa-se qualificar, levantar necessidades e compreender melhor as demandas (dores) dos clientes e então se aproximar “dele” que está cotando, numa ferramenta que tem como principal característica a comunicação instantânea, como isso é possível? Nos parece óbvio que o que vai definir esse negócio é tão somente o preço! E nem sempre o melhor preço quer dizer melhor negócio!

Recentemente meu filho Rafael, de 12 anos, terminou o namoro com a Manu por Whatsaap. Perguntei para Ele por que ele havia feito isso e ele me disse: Pai, Eu a pedi em namoro por whats e achei que fazia sentido terminar também da mesma forma. A lição que fica é, generalizando, ferramentas como Skype e Whatsaap dão empoderamento ao interlocutor! Deixa-os ainda mais fortes por estarem atrás da máquina. … e se você não tem “tanta coragem assim” para tomar decisões pessoalmente, o uso dessas ferramentas pode te ajudar, mas com uma leve sensação que poderia ter sido diferente se Eu tivesse encarado isso de frente! rsrsrrs

Por isso continue se comunicando com Seus clientes por Whatsaap e Skype, entretanto converta o máximo dessas cotações de Whats & Skype em ligações ou mesmo em visitas e você vai perceber que suas margens de contribuição, certamente, serão melhoradas com essa prática! Boas vendas e vamos em frente. Sugestões & dúvidas: marcelo.leal@vendas3i.com.br

You may also like